1. Formulário DS-160

O primeiro passo para obter o visto americano é preencher o formulário DS-160, disponível no site https://ceac.state.gov/genniv/. O formulário deve ser preenchido em inglês e com informações atualizadas – qualquer inconsistência nos dados informados pode levar o processo à estaca zero novamente.

 

2. Pagamento

Para vistos de visitantes que não exigem petição (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD), a taxa de solicitação (MRV) é de US$ 160.  O pagto pode ser feito com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone por boleto bancário. Com o novo sistema, esta é a única taxa – não há mais cobrança separada para agendamento ou envio do passaporte.

 

3. Agendar entrevista

Com o número do código de barras do DS-160 e o recibo de pagamento da taxa MRV em mãos é hora de agendar as entrevistas. Isso pode ser feito pelo site http://brazil.usvisa-info.com ou pelo http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_service_options. Na hora da solicitação, tenha consigo também o número do passaporte. O tempo de espera para a entrevista varia de acordo com o local escolhido. Primeiro você vai agendar a data de entrevista no consulado, em seguida a data para coleta de dados (foto e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), que é feita antes da entrevista.

 

4. CASV

O próximo passo, que foi incluído no novo sistema, é comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto) para complementar a solicitação do visto, levando o passaporte válido, a página de confirmação do formulário DS-160 e o agendamento. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Eles mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

 

5. Entrevista

Comparecer à entrevista no consulado. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Solicitantes menores de 16 anos ou com mais de 65 anos são dispensados da entrevista, mas podem ser convocados para a mesma se a embaixada ou consulado julgar necessário.

Em todo o processo para a solicitação do visto para os USA, a entrevista é o passo mais temido e muitos têm dúvidas sobre ela. A melhor dica é manter a calma e falar sempre a verdade, confirmando os dados que apresentou no formulário. Fique tranquilo porque o número de brasileiros reprovado é cada vez menor e as chances de negarem seu visto, se não tiver nada errado, são bem pequenas.

 

6. Entrega

Após estes passos, é bem provável que você seja aprovado – hoje 96% dos pedidos de brasileiros são atendidos. Nesse caso você poderá receber o passaporte com o visto americano em sua casa ou em local pré-escolhido. A entrega também é feita pela transportadora.

 

7. Tem mais dúvidas ?

O governo americano mantém várias centrais telefônicas para tirar dúvidas e oferecer serviços aos solicitantes, inclusive pagamento de taxas ou realização de entrevistas. Outra opção é pelo Skype, buscando pelo nome de usuário USVISABRAZIL. Há ainda uma página de perguntas frequentes: http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_FAQ_GSS.